segunda-feira, junho 04, 2007

Termorregulação

A termorregulação é um conjunto de sistemas que definem a regulação da temperatura do corpo de um ser vivo, com o fim de promover a homeostasia, ou seja, o controlo no organismo do animal que assegure as condições necessárias compatíveis com a vida. Certos animais, como é o caso do lagarto, não possuem mecanismos homeostáticos como a termorregulação e por isso a temperatura do seu corpo não é estável e varia consoante a temperatura do meio externo. Pelo contrário os animais homeotérmicos, também conhecidos como animais de sangue quente, têm a possibilidade de manter a temperatura do seu corpo constante, independentemente da temperatura do meio exterior. No caso da espécie humana, normalmente, a temperatura a que se mantém o interior do corpo destes animais é de 37ºC. No caso do ser humano o responsável pela manutenção da temperatura normal do corpo é o hipotálamo pois o aquecimento ou arrefecimento desta zona leva a que haja um aumento ou diminuição da perda de calor.
A hibernação e a estivação são duas adaptações que estão relacionadas com a termorregulação pois permitem a certos animais sobreviver em alturas em que os valores de temperatura ambiente são desfavoráveis (por serem muito altos ou muito baixos).
Certas espécies de animais que habitam nas florestas temperadas recorrem, durante o Inverno, à hibernação, ou seja entram num estado em que a temperatura do seu corpo baixa e a velocidade metabólica diminui, as transformações químicas existentes no interior do organismo do ser vivo são mais lentas. No caso do deserto, em que o ambiente é quente e seco, alguns animais optam pela estivação que é um processo idêntico á hibernação só muda o facto de ser um “sono de Verão” enquanto a hibernação é feita durante os meses de Inverno.
André Correia, 10º 1A

Sem comentários: