segunda-feira, junho 04, 2007

Clonagem ...

A Clonagem é um processo "natural" ou artificial pelo qual são produzidos clones, copias fiéis geneticamente de outro ser, por reprodução assexuada. A Clonagem tem sido, recentemente, um assunto muito debatido como advento de técnicas que permitem a clonagem de animais a partir de óvulos não fecundados. Mas processos de clonagem artificial são desde há muito conhecido entre produtores agrícolas.
A clonagem, como referido, é também é um processo "natural", realizado principalmente por plantas que dão origem a novos seres de vida independente a partir de brotamentos ao longo do rizoma. A técnica de clonagem animal (exemplo: ovelha Dolly), embora seja mais complexa do que a vegetal e ainda esteja longe de ser totalmente dominada, os objectivos finais são bastante semelhantes, entre outros, a possibilidade de multiplicação de animais como boas características genéticas e a recuperação de populações de espécies ameaçadas de extinção, embora seja injustificável, para fins reprodutivos, tendo em conta: os seus riscos e princípios éticos (Organização Mundial da Saúde e UNESCO são contra os estudos de clonagem para estes fins).
Mas na verdade, nada tem impedindo o avanço da ciência a passos largos com estudo e aperfeiçoamento de técnicas de clonagem, a grande questão passa por saber de que forma e para que fins esta tecnologia será manipulada. No plano terapêutico, mesmo que as pesquisas avancem a possibilidade ou não de se manipular células humanas deve ser tratada com extrema prudência e regulada por comissões disciplinares para que empresas oportunistas não venham a utilizar esta técnica para outros fins, que não, o avanço da ciência e beneficio da humanidade.
Mariana Vicente, 11º 1B

1 comentário:

Anónimo disse...

Opa!Que blog massa,isso q um assunto de qualidade,parabéns.