domingo, abril 02, 2006

Rituais de acasalamento e selecção




A selecção natural operou a especialização, bem como a extinção de espécies. Ao longo do tempo geológico, o balanço deste processo favoreceu nitidamente o aparecimento de novas espécies, ou, dito de outra maneira, a biodiversidade. A biodiversidade refere-se à variabilidade dos seres vivos que se encontram no mundo natural. O conceito abrange a diversidade genética das espécies, a diversidade genética dentro de uma dada espécie, e também a diversidade dos ecossistemas e habitats.
Para a manutenção desta grande biodiversidade, os seres praticam diversos tipos de reprodução: reprodução assexuada (tipo de reprodução em que os novos indivíduos se formam sem que ocorra a formação de gâmetas; ocorre fundamentalmente nos seres vivos inferiores, microrganismos e plantas) e reprodução sexuada (tipo de reprodução que requer a união de duas células reprodutoras - gâmetas - para que ocorra a fertilização). No caso da reprodução sexuada, pode ou não envolver o acasalamento de macho e fêmea. Existem vários tipos de acasalamento: poliginia (quando várias fêmeas acasalam com um macho), poliandria (quando vários machos acasalam com uma fêmea) e monogamia (quando um único macho acasala com uma única fêmea).



No decorrer do acasalamento ocorrem diversos rituais típicos para a sedução do oposto. Portanto, os rituais de acasalamento são o conjunto de rituais de sedução que são exercidos por um macho ou fêmea para cativar o interesse do oposto com o fim da procriação: se o acasalamento em questão for do tipo poliginia (quando várias fêmeas acasalam com um macho), quem pratica os rituais normalmente são as fêmeas; se o acasalamento em questão for do tipo poliandria (quando vários machos acasalam com uma fêmea), são os machos que praticam os rituais; se o acasalamento em questão for do tipo monogamia (quando um único macho acasala com uma única fêmea), qualquer um dos intervenientes no acto podem executar os rituais.
Estes rituais de acasalamento são praticados normalmente entre seres da mesma população (conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocupa uma determinada área geográfica). Os rituais são praticados de diversos modos, com vista a clarificar as características de cada ser, como por exemplo: os albatrozes combatem entre si para determinar quem é o mais forte e apto para reprodução, ou seja, os albatrozes ao combaterem demonstram quais as suas melhores qualidades (agilidade, força, inteligência, velocidade etc.); no caso de algumas aves de pequenas dimensões, o acasalamento ao ser do tipo monogamia, cada um dos intervenientes (macho e fêmea) exibe-se e demonstra algumas qualidades pessoais (astúcia, inteligência, cânticos, etc.).
Após os rituais, há a chamada selecção do indivíduo dominante, isto é, do indivíduo mais apto para a reprodução. Esse indivíduo que possua a combinação de genes que lhe confiram um conjunto de características mais vantajosas, será seleccionado em relação a outros menos favorecidos da mesma população.


Pode-se afirmar então, que estes rituais têm como objectivo a selecção do indivíduo (macho ou fêmea) que possua a combinação de genes que lhe confiram um conjunto de características mais vantajosas em relação a outros menos favorecidos da mesma população, para que este se reproduza de transmita esses genes ao futuro da população, ou seja, aos descendentes.


Rodrigo Loureiro, 11º 1

Sem comentários: