terça-feira, junho 30, 2015

T-Gel. Desenvolvimento de um gel estilizador com propriedades nutritivas para o cabelo.

Neste projeto procurou-se explorar o facto de certos cosméticos para o cabelo ficarem em contacto com o cabelo e couro cabeludo durante várias horas depois da sua aplicação. Este tempo de contacto garante a eficácia do produto porque certos químicos precisam de estar no cabelo a reagir para manter o seu efeito (polímeros com efeito estilizador neste caso).
Colocou-se a hipótese de se poder criar um gel com função estilizadora mas também nutritivo e enriquecedor para a saúde do cabelo e couro cabeludo, com constituintes que tirassem partido do longo tempo de contacto já mencionado.
Em laboratório, desenvolveu-se uma fórmula base de um gel com propriedades estilizadoras e procuraram-se produtos benéficos ao cabelo para juntar à fórmula. O Gel desenvolvido contém onze elementos e uma ordem definida para a mistura dos reagentes. Merecem destaque os seguintes constituintes: Poliquaternium-10, Pantenol, Ceramidas A2 e Extrato de chá verde. Deste modo, consideramos que a aplicação do extrato no couro cabeludo permitirá a atuação de flavonóides anti-oxidantes e epicatequinas inibidoras da enzima 5-alphareductase, enzima esta responsável pela maior parte dos casos de queda de cabelo. Além disso, possui também um efeito anti-gravidade. O Gel produzido foi submetido a análises químicas e microbiológicas. Como tal, o trabalho desenvolvido permitiu-nos possível chegar a uma fórmula base funcional para o gel, em que este respeitasse tanto os critérios legais como os definidos para considerar o gel como benéfico para o cabelo.

Artur Fortunato e Ulisses Ferreira 11º1A

Agradecemos todo o apoio e disponibilidade da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Sem comentários: