quinta-feira, maio 08, 2014

Jovens Cientistas e Investigadores do Valsassina representam Portugal na maior feira de ciência do mundo - Intel, Los Angeles. 11 a 16 Maio 2014

A Fundação da Juventude vai levar cinco jovens portugueses à Intel ISEF – Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2014, que decorre de 11 a 16 de maio, em Los Angeles, Califórnia (Estados Unidos da América). Os jovens desenvolveram os projetos “Creme de Bacteriófagos: Medida preventiva de Propagação e Contágio de Doenças causadas por Bactérias”  que alcançou  o terceiro lugar, no 21º Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores 2013, ganhando a oportunidade de participar em certames internacionais.
A participação nacional neste certame conta com os apoios da Fundação Luso-Americana (FLAD), da Direção Geral da Educação, da Fundação EDP e da Ciência Viva.
A Intel ISEF é a maior competição mundial a nível do ensino secundário, na qual participam mais de 1600 estudantes de mais de 70 países, regiões e territórios e cujos prémios ascendem a mais de 4 milhões de dólares.
O Intel ISEF junta jovens cientistas de topo, mostrando os seus talentos a nível mundial e vendo os seus projetos avaliados por cientistas conceituados.

Creme de Bacteriófagos: Medida preventiva de Propagação e Contágio de Doenças causadas por Bactérias” – na área da Biologia – é da autoria de Ana Rita Monteiro e Beatriz Quiaios, do Colégio Valsassina, em Lisboa. Este projeto consiste na criação de um creme concentrado em bacteriófagos que destrói as bactérias mais abundantes nas mãos de modo a diminuir a probabilidade de ser infetado por bactérias nocivas e prevenindo a contração de infeções bacterianas.



Sem comentários: