domingo, dezembro 15, 2013

Valsassina integra a equipa 2013/14 do projeto Sciencecalifragilistic, da Fundação Champalimaud

Sciencecalifragilistic – uma viagem ao método científico, surgiu da determinação, partilhada por um conjunto de investigadores do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud (CNP), em promover o pensamento crítico, a curiosidade, a criatividade e a vontade de questionar, especialmente junto dos mais jovens.

O modo como a ciência é descrita nos livros escolares oferece muitas vezes uma ideia pouco realista de quem é o cientista e do que é a ciência no dia-a-dia. Aos cientistas não são dadas experiências em forma de receitas; o seu ponto de partida é um problema ou uma pergunta, que é pensada e testada através de um conjunto de experiências, que conduzirão a uma resposta, ou a um conjunto de resultados, por vezes imprevisíveis, e que originarão um novo conjunto de perguntas.

A educação e a ciência unem-se assim nesta viagem onde investigadores, professores e alunos do ensino secundário são guiados pelas diferentes fases do método científico, desde a formulação de questões e hipóteses, às respostas e conclusões, passando pela recolha, análise, discussão e comunicação de resultados.

Para a edição 2013/14 do Sciencecalifragilistic foram apresentadas mais de 140 candidaturas. 
Após a avaliação das mesmas foram selecionados apenas 12 alunos e 4 professores para integrarem este projeto.

O Colégio Valsassina foi uma das escolas selecionadas, sendo representado pelos elementos:

Alunos:
  • Catarina Soeiro, 10º1A
  • Mariana Carrasco, 10º1A
  • João Brito, 10º1A

Professor: João Gomes

O projeto está quase a começar... brevemente daremos conta das primeiras atividades.

Todas as informações sobre este projeto podem ser consultadas em http://neuro.fchampalimaud.org/en/education/outreach/sciencecalifragilistic/

Sem comentários: