sexta-feira, novembro 23, 2007

O ensino experimental na semana da ciência e tecnologia.

Um dos objectivos do projecto educativo do Colégio Valsassina é o da partilha de experiências entre os elementos da comunidade escolar. É neste âmbito que se tenta orientar a actividade da escola e os projectos em está envolvida para a vertente da aprendizagem pela experiência.
Durante a Semana da Ciência e Tecnologia, que agora se encerra, foram dinamizadas actividades no âmbito dos «Laboratórios Abertos». Esta iniciativa é levada a cabo pelos departamentos de Biologia e de Físico-Química. Nesta iniciativa, de partilha de conhecimentos, são os alunos mais velhos, dos 11º e 12º Anos, que explicam, de forma simples, clara e lúdica, aos colegas mais novos, como se trabalha nos laboratórios e desvendam uma pequena parte do grande mundo da ciência.
O ensino experimental está, logicamente, em evidência durante este período. A partir de actividades práticas e laboratoriais, os alunos mais novos percebem um pouco do que se faz em ciência e ficam a conhecer um pouco mais do mundo que nos rodeia.
Foi com agrado que se registou este ano uma grande afluência aos laboratórios abertos.
Esperamos que no próximo ano a mesma postura seja mantida e que tal como este ano os laboratórios abertos sejam uma actividade do interesse de todos e que consiga despertar e estimular o interesse dos mais novos para a ciência.

António Grilo

Sem comentários: