domingo, maio 11, 2014

Medalha de bronze para Pedro Leal do Valsassina na Final nacional das Olimpíadas da Biotecnologia 2014

Boa prestação dos três alunos do Colégio Valsassina apurados para a Final nacional das Olimpíadas da Biotecnologia 2014: Pedro Leal (12º1A) ficou em 3º lugar, Carolina Fonseca (12º1A) em 8º e Gonçalo Pereira (12º1A) em 11º.

Da esquerda para a direita: Gonçalo Pereira, Carolina Fonseca, Pedro Leal.

A final decorreu no passado dia 9 de maio na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Na final participaram 52 alunos, de cerca de 20 escolas. Estas Olimpíadas envolveram, desde a 1ª eliminatória, mais de 800 alunos  e 40 escolas.


quinta-feira, maio 08, 2014

Três alunos do Valsassina apurados para a Final Nacional das Olimpíadas da Biotecnologia 2013/14

Três alunos do Valsassina foram apurados para a Final Nacional das Olimpíadas da Biotecnologia 2013/14. Carolina Fonseca, Gonçalo Pereira e Pedro Leal são alunos do 12º1A do Curso de Ciências e Tecnologias.
A final está agendada para o dia 9 de maio na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

Jovens Cientistas e Investigadores do Valsassina representam Portugal na maior feira de ciência do mundo - Intel, Los Angeles. 11 a 16 Maio 2014

A Fundação da Juventude vai levar cinco jovens portugueses à Intel ISEF – Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2014, que decorre de 11 a 16 de maio, em Los Angeles, Califórnia (Estados Unidos da América). Os jovens desenvolveram os projetos “Creme de Bacteriófagos: Medida preventiva de Propagação e Contágio de Doenças causadas por Bactérias”  que alcançou  o terceiro lugar, no 21º Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores 2013, ganhando a oportunidade de participar em certames internacionais.
A participação nacional neste certame conta com os apoios da Fundação Luso-Americana (FLAD), da Direção Geral da Educação, da Fundação EDP e da Ciência Viva.
A Intel ISEF é a maior competição mundial a nível do ensino secundário, na qual participam mais de 1600 estudantes de mais de 70 países, regiões e territórios e cujos prémios ascendem a mais de 4 milhões de dólares.
O Intel ISEF junta jovens cientistas de topo, mostrando os seus talentos a nível mundial e vendo os seus projetos avaliados por cientistas conceituados.

Creme de Bacteriófagos: Medida preventiva de Propagação e Contágio de Doenças causadas por Bactérias” – na área da Biologia – é da autoria de Ana Rita Monteiro e Beatriz Quiaios, do Colégio Valsassina, em Lisboa. Este projeto consiste na criação de um creme concentrado em bacteriófagos que destrói as bactérias mais abundantes nas mãos de modo a diminuir a probabilidade de ser infetado por bactérias nocivas e prevenindo a contração de infeções bacterianas.