quinta-feira, julho 01, 2010

Células estaminais - Um projecto desenvolvido em Biologia 12º ano

As células estaminais, são células animais que ainda não atingiram o grau de diferenciação e especialização que lhes permita desempenhar uma função específica num determinado órgão, mas, são precursoras de células especializadas. As células estaminais são conhecidas há já vários anos, principalmente devido aos trabalhos realizados em tecidos embrionários obtidos de animais de experimentação. Contudo são ainda desconhecidas por uma parte muito significativa da população, assim como existem ideias erradas sobre as suas origens e potencialidades.
Neste contexto, de referir que o transplante de células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical é uma das terapias disponíveis para tratamento de doenças hematológicas/oncológicas. Mas, por exemplo, a possibilidade de utilização para tratamento de doenças do foro não hematológico, como as doenças neurodegenerativas, diabetes, doenças gastrointestinais, disfunções hepáticas e lesões vasculares, vem potenciar o uso futuro das células estaminais do sangue do cordão umbilical no contexto autólogo.
Contribuir para um maior conhecimento deste tipo de células, como são obtidas e quais as suas potencialidades foi um dos projectos em destaque na disciplina de Biologia do 12º ano, em 2009/2010.

A relação Ciência e Tecnologia, Ciência e Qualidade de Vida, Ciência e Sociedade são os elementos nucleares dos trabalhos realizados.
Apresentamos de seguida alguns dos trabalhos realizados sobre Células Estaminais.

Células estaminais (V)

Células estaminais (IV)

Células estaminais (III)

Células estaminais (II)

Células estaminais (I)